Mais de 50 pontos de atendimento funcionam neste sábado para intensificar a vacinação contra a Covid-19 em Manaus

Mais de 50 pontos de atendimento funcionam neste sábado para intensificar a vacinação contra a Covid-19 em Manaus

 

 

 

A população de 40 a 51 anos, estimada em 214 mil pessoas residentes em Manaus, começa a ser imunizada contra a Covid-19 neste sábado, 12/6, em 57 locais estratégicos que funcionarão durante todo o fim de semana, sendo três deles em regime de atendimento 24 horas. A ação, promovida pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Amazonas, tem o objetivo de acelerar a imunização do público geral (sem doenças preexistentes e ainda não contemplado em grupos anteriores). Até o momento, a campanha municipal havia alcançado as pessoas de 52 a 59 anos, além de 27 grupos prioritários, incluindo os idosos de 60 anos ou mais.

 

 

 

“Acreditamos que será uma grande mobilização e nossas equipes, com o apoio das equipes da Secretaria de Estado de Saúde, a SES, e da Fundação de Vigilância em Saúde, a FVS, estarão preparadas para receber 107 mil pessoas por dia, em um esforço conjunto, com apoio irrestrito do prefeito David Almeida, para vencer esse desafio”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, durante coletiva de imprensa com representantes do Estado e do município, realizada nesta sexta-feira, 11, na sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste.

 

 

 

O secretário executivo de Assistência à Saúde da Capital, Jani Kenta, destacou o compromisso do governo do Estado com a intensificação da vacinação, pelo movimento Vacina Amazonas, que também será levado aos municípios do interior. “A vacinação é parte do plano de contingência, importante para evitar uma possível terceira onda. Apesar disso, reforçamos que as medidas de proteção, como o distanciamento social e o uso de máscara, devem continuar a ser seguidas”. O secretário executivo destacou o avanço da campanha no Estado e a aceleração em Manaus, onde já foram vacinadas aproximadamente 780 mil pessoas, das quais 300 mil com as duas doses que completam o esquema vacinal.

 

 

 

De acordo com a Semsa, serão mobilizadas diretamente 2.755 pessoas durante o fim de semana. Serão 1.225 vacinadores, triadores e registradores, além de 570 pessoas que vão atuar no apoio à organização do acesso e do atendimento nas 250 estações de vacinação. Eles estarão nos três pontos que funcionarão em regime 24 horas (Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo, Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e Arena da Amazônia), e em seis pontos tradicionais (Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Sesi – Clube do Trabalhador, supermercado Coema, além da Universidade Paulista (Unip), que abre apenas no sábado, e do Parque Municipal do Idoso, que abre apenas no domingo, 13), e 1.530 técnicos estarão atuando em 48 salas de vacina de unidades de saúde e escolas da rede pública. Além desses, servidores das secretarias municipais e estaduais estarão à disposição do evento.

 

 

 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Louismar Bonates, afirmou que o Estado vai garantir efetivo e veículos para dar cobertura integral nos locais de atendimento e orientou a população a dar preferência ao ponto mais próximo de casa e, quando possível, ao horário noturno, para evitar congestionamentos e aglomerações. “Daremos reforço ao policiamento com a Polícia Militar em todos os pontos e assim garantir toda a segurança possível à população”.

 

 

 

A Prefeitura de Manaus também mobilizou o efetivo da Guarda Municipal, para reforçar a segurança, e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para organizar o acesso de veículos e pedestres.

 

 

 

Público

 

 

 

Shádia Fraxe explicou que a divisão das faixas etárias a serem atendidas no sábado (45 a 51 anos) e no domingo (40 a 44 anos) levou em conta a quantidade estimada de pessoas por idade, com a distribuição da demanda de forma equilibrada. A secretária destacou a importância do registro do usuário no sistema Imuniza Manaus, por meio da opção “Cadastro do Cidadão”, para agilizar o atendimento e reduzir o risco de erros no lançamento dos dados pessoais. “O próprio usuário pode fazer o cadastro com calma, conferindo seus dados, em especial o número do CPF, que é a informação válida para inserção no sistema de registro municipal e do Ministério da Saúde”, afirmou.

 

 

 

Apesar do cadastro, não haverá agendamento eletrônico para o fim de semana, e as pessoas podem ir diretamente ao ponto de vacinação mais próximo, com os documentos obrigatórios: documento de identificação original, com foto; CPF; e comprovante de residência (original e cópia) que ateste moradia em Manaus.

 

 

 

A secretária informou que a vacina a ser utilizada na ação é a AstraZeneca/Oxford e que o sábado e o domingo serão dedicados exclusivamente à vacinação das pessoas de 40 a 51 anos. Os remanescentes de grupos prioritários e as segundas doses estarão suspensas nesses dias, assim como a vacinação de gestantes e puérperas, para as quais esse imunizante não está permitido. Para esses e para os grupos em andamento, o atendimento será retomado na próxima semana. “Por isso antecipamos a vacinação das pessoas de 52 anos e orientamos os que tinham segunda dose agendada para sábado a procurar os postos na sexta ou na próxima segunda”.

 

 

 

——

 

 

 

Intensificação – Vacina Amazonas

 

 

 

Sábado, 12/6 – pessoas de 46 a 51 anos

 

Domingo, 13/6 – pessoas de 40 a 44 anos

 

 

 

Documentos obrigatórios

 

Identidade original, com foto

 

CPF

 

Comprovante de Residência (original e cópia)

 

 

 

Pontos de vacinação

 

 

 

Pontos em regime 24 horas:

 

Das 9h de sábado às 17h de domingo, sem intervalo

 

 

 

Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

 

Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores

 

 

 

Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo

 

(Drive-thru e ponto fixo)

 

Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

 

 

 

Arena da Amazônia

 

Av. Constantino Nery, 5.001 – Flores

 

 

 

Pontos tradicionais

 

Das 9h às 17h

 

 

 

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

 

Rua Gandú, 119 – Cidade Nova

 

 

 

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

 

(Drive-thru e ponto fixo)

 

Avenida Silves, 2.222- Crespo

 

 

 

Universidade Paulista – Unip (somente sábado, 12/6)

 

(Drive-thru e ponto fixo)

 

Avenida Mário Ipiranga, 4.390 – Parque 10

 

 

 

Parque Municipal do Idoso (somente domingo, 13/6)

 

Rua Rio Mar, 1.324 – Nossa Sra. das Graças

 

 

 

Sesi – Clube do Trabalhador

 

(Drive-thru e ponto fixo)

 

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

 

 

 

Estacionamento do supermercado Coema

 

(Drive-thru e ponto fixo)

 

Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel, zona Norte

 

 

 

 

 

Salas de Vacina

 

8h às 17h

 

 

 

48 unidades de saúde e escolas

 

Endereços no link bit.ly/salavacinacovid

 

 

 

Resumos dos pontos de vacinação – 57

 

3 em regime 24 horas

 

6 pontos tradicionais

 

48 unidades de saúde e escolas

 

 

 

Equipes envolvidas diretamente:

 

2.755 pessoas (registradores, triadores, vacinadores e apoio):

 

1.225 nos grandes pontos e

 

1.530 nas unidades de saúde e escolas

 

 

 

 

 

— — —

 

Texto – Andréa Arruda / Semsa

 

Fotos – Marcely Gomes / Semcom

Deixe uma resposta